segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

2 de fevereiro - Senhora das Candeias

 flor de oliveira por M Cruz


    Imbolc, Candlemas, Festa de Brigida... por aqui tradicionalmente chamamos-lhe Dia da Senhora das Candeias, nome cristão que remete para o fogo, que logo se associa ao festival (neo)pagão. Segundo a minha avó este dia assinala o inicio da floração das oliveiras (oliveiras = azeite = luz) e é tempo de se comerem filhoses (antigamente tb fritas em azeite), que segundo ela têm anualmente três dias específicos: o natal, 8 de Dezembro (Imaculada Conceição) e este.
   Igualmente tradicionais em Portugal são os prognósticos do tempo e existem diversos dizeres semelhantes ao seguinte:  «se as candeias rirem o Inverno está dentro, se as candeias chorarem o Inverno está fora». Ou seja, se neste dia fizer sol metade do Inverno ainda está para vir, mas se chover metade do Inverno já se foi. Vamos todos prever até porque se falharmos podemos desculpar-nos dizendo que é ano de El ninõ ou La ninã ou que os tempos estão todos trocados...  ;P 
   Deixo-vos então uma receita que não é de filhoses mas de sonhos, que vá lá são parentes e neste caso pelo muito fáceis e rápidos de fazer.

Sonhos Pobrezinhos
(a receita tem este nome por ser considerada uma versão mais económica que as tradicionais)

1 ovo
6 colheres (sopa) de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó para bolos
raspa de 1 laranja e sumo de meia
1 pitada de sal
água q.b.

Óleo de girassol (para fritar)


Desfaz-se a farinha num pouco de água; junta-se a raspa e o sumo de laranja, o sal, o fermento e a gema de ovo e por fim a clara batida.
Fritam-se em óleo vegetal, doseando-se a massa às colheradas. quando estiverem bem loirinhos tiram-se, põem-se a escorrer e passam-se por açúcar e canela ainda quentes.

Obs: Há quem goste de adoçar um pouco a massa ou aromatizar com um pouco de agua ardente. Eu cá acho que devem seguir a vossa intuição e adaptar a receita de forma tão simples ou exuberante quanto vos apetecer. 






3 comentários:

  1. Posso estar completamente errado, mas acho que o facto de as tradições em honra de Brig estarem tão disseminadas, prova como esta Deusa foi adorada em território continental. É certo que Vesta deve ter-lhe roubado alguma importância.
    No entanto, como a Igreja Católica não conseguiu apagar as tradições já existentes nos antigos territórios celtizados, permitiu que continuassem, como já sabemos.

    Gostei muito deste post! Até ao dia de hoje não fazia ideia das tradições desta data, em Portugal. E ao compará-las com as réstias Gaélicas... têm uma semelhança impressionante, no que toca ao confecionar de pão, à divinação meteorológica e ao uso do fogo!
    Aqui está Sol, por isso ainda virá mais frio.

    E vou ficar com essa receita, para a poder usar nas minhas próprias celebrações... daqui a 10 anos. -.-

    Feliz Imbolc!

    ResponderEliminar
  2. E se amanhã fizer sol e depois chover ou vice-verso?

    O que será do inverno no hemisfério norte?

    :)

    Aqui no Brasil comemoramos a festa para Iemanjá... Muitos oferecem flores brancas à Rainha do Mar.

    ResponderEliminar
  3. Por incrivel que pareça já houve alguém a pensar nisso e o resultado foi mais uma versão do dito:
    «Se a Senhora das Candeias rir, está o Inverno para vir!
    Se a Senhora das Candeias chora, está o Inverno fora!
    Se a Senhora das Candeias ri e chora, está o Inverno meio dentro meio fora!»

    Também se encontra o dito assim: "Se o candil vier a rir está o Inverno para vir, se ele vier a chorar, está o Inverno a passar!". Coisa que me pareceu também muito interessante porque candil é um termo que caiu em desuso e que em espanhol quer dizer candeia, pelo que deve ser um termo do gallaico português, correspondendo esta (em teoria) a uma forma mais antiga do dito.

    ResponderEliminar